julho 07, 2016

Maria Fumaça, Uma Viagem No Tempo!


Bom dia pessoas queridas!

Hoje vou mostrar aqui pra vocês um pouco de um passado lindo, que é resgatado através de um belo passeio de trem, movido por uma locomotiva a vapor.

O Passeio de Maria Fumaça, é o nome dado ao trajeto ferroviário turístico entre as cidades de Campinas e Jaguariúna, utilizando um trecho da linha da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, até então desativado.
Foi fundada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF, com o intuíto de preservar e divulgar a memória da ferrovia Brasileira.



E a valsinha "Tardes em Lindóia", de um grande compositor, Zequinha de Abreu, música típica do início do século XX,  acompanha o post, na voz linda de Ângela Maria.




Logo após sua fundação, em 1977, a primeira ação da ABPF foi iniciar uma campanha contra o sucateamento das locomotivas a vapor. Esta campanha, conseguiu obter apoio da Rede Ferroviária Federal - RFFSA, que cedeu à ABPF, 13 locomotivas a vapor até então desativadas.
O próximo passo foi conseguir um ramal ferroviário. Em 1979, a Ferrovia Paulista S.A. - FEPASA, cedeu, em comodato, o trecho desativado de 24 km da antiga linha da Mogiana.




Em 1984, após um trabalho de restauração, foi criada a Viação Férrea Campinas-Jaguariúna – VFCJ.





O trajeto é realizado em um trem movido por uma locomotiva a vapor do século XIX, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, um fabricante americano de locomotivas. Maior produtor de locomotivas a vapor do mundo, construiu também locomotivas elétricas e diesel-elétrica. Iniciou suas operações em Filadélfia, depois em Eddystone, ambas na Pensilvânia.




O passeio é feito passando por belas paisagens interioranas das antigas fazendas, pastos e rios por onde cortam a linha férrea ao longo do seu trajeto. parando em algumas estações, e monitores vão contando um pouco da história de um Brasil saudoso e nostálgico, trazendo lembranças de tempos áureos que não voltam mais.

Um passeio mais que gostoso! Dá uma paz, uma calma, e mesmo não tendo vivido nessa época, esses sentimentos bons de estar de volta no passado traz uma sensação deliciosa.
A gente vai olhando na janela, vendo os pastos, as casinhas, a natureza, e aquele barulho da locomotiva chega a ser terapêutico, de tão bom!

Um ótimo dia pra vocês queridas pessoas.
Até amanhã...
Beijos,

Beatriz Oberg.

























































Imagens: Google, wikipedia, http://www.mariafumacacampinas.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover