Olá pessoas queridas!
Bom dia pra todos vocês!
O que falar de tanta beleza da velha cidade de Lisboa?
Contemplando o rio Tejo erguem-se em Colinas essa bela cidade...!!!
![]() |
Por muito tempo quase ninguém se atreveu realmente a entrar nesse reino. Acreditava-se que a sua costa era amaldiçoada tanto pelos deuses como pelos homens. Os poucos que se arriscavam eram seduzidos pela rainha e nunca mais retornavam. Porém, um dia, vindo de muito longe, um herói chamado Ulisses, aportou na terra das serpentes. Ulisses e os seus companheiros ficaram encantados pela beleza de Ofiúsa junto ao rio, e decidiram ancorar e passar uns dias em terra para descansarem. Quando viu Ulisses, a rainha serpente apaixonou-se perdidamente por ele e pediu-lhe que casasse com ela e vivesse para sempre no reino, em troca de poupar a sua vida e a dos seus homens. Ulisses receando a sua fúria fingiu aceitar, até descansar com os seus homens e abastecer as suas naus com mantimentos frescos, para poder prosseguir viagem. Deslumbrado com as belezas naturais que viu, subiu a um monte, e assim como fazia a rainha das Serpentes, gritou ao vento: “Aqui edificarei a cidade mais bela do Universo, e dar-lhe-ei o meu próprio nome. Será Ulisseia, capital do Mundo!”
Assim que pode, Ulisses fugiu da rainha e zarpou para mar alto. Ao ver-se só, enraivecida por ter sido enganada, a rainha lançou-se da colina onde vivia em direção ao mar. A sua longa cauda não lhe permitia mover-se com grande velocidade, mas não a impediu de serpentear até ao rio, deixando atrás de si como prova do enorme esforço, as sete colinas que ainda hoje existem em Lisboa. Chegada ao rio ainda continuou algum tempo nadando até ao mar, mas acabou por desistir, sem forças para continuar perseguindo Ulisses, que entretanto já se encontrava longe. Assim surgiu a primeira lenda referente a Lisboa e às suas sete colinas, que continuam ainda hoje a dirigir-se para o rio Tejo, quem sabe se em busca de um amor eterno."
![]() |
Lisboa, uma cidade bela, com suas sete colinas que contemplam as belezas de toda a História!
Uma cidade apaixonante, que inspirou vários poetas, e como se não bastasse, ainda há aquele que tão inspirado, com tanta riqueza de alma, se dividiu em heterônimos deixando um legado de belos e eternos poemas..
Quantas vidas, quanto amor!
Que todos vocês tenham uma linda tarde, e possam escutar com o coração uma das mais lindas músicas portuguesas, aqui na bela voz de Dulce Pontes.
Um grande beijo,
Beatriz Oberg.
![]() |
![]() |
![]() |
Fotos: Pinterest; http://www.egeac.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!