março 16, 2016

A Bela Arquitetura De Um Brasil Antigo!


Olá queridas pessoas.
Bom dia pra vocês!
Hoje nosso post é vai mostrar um tipo de arquitetura que fez a História do nosso Brasil.




As fotos são de autoria do conceituado fotógrafo Mario Miranda da Agência Foto, uma empresa que realiza trabalhos fotográficos para diversos segmentos do Mercado, como São Paulo Fashion Week, Mostras de cinema, Agência Reuters, etc.

Vou mostrar aqui pra vocês a cidade de Ouro Preto.
Poder visitá-la é muito emocionante, e é também uma forma de revivermos o passado, através das marcas deixadas na sua bela e histórica arquitetura.
A cidade de Ouro Preto, por ser muito antiga tem uma magia especial.




Com muita riqueza, arte e fé, a cidade histórica de Ouro Preto é considerada como uma das mais importantes cidades do nosso país.




Localizada no estado de Minas Gerais. sua arquitetura faz parte do maior conjunto barroco do mundo. Uma cidade setecentista em pleno séc. XXI.







A antiga Vila Rica foi palco da Inconfidência Mineira, da vaidade, da soberba, da competição e da genialidade humana. Infelizmente ainda, sentimentos muito atuais hoje.

A arte era resultado de anos, da paciência e da entrega absoluta.




Olhando tudo o que foi construído dá para imaginar o barulho incessante das ferramentas, igrejas se elevando ao céu, quilômetros de túneis ocultando conchavos;
é isso que fascina em Ouro Preto.



Embora a maioria dos imóveis tombados esteja em razoável estado de conservação e com usos compatíveis com suas estruturas, o trânsito de veículos, sem hierarquização do sistema viário e com carência de áreas para estacionamento, vem causando danos físicos às estruturas de pedra, pau-a-pique e adobe das edificações históricas.











Visitar a cidade de Ouro Preto é uma experiência inesquecível. Fundada no início do século XVIII, Ouro Preto é uma obra prima da arquitetura e da arte colonial brasileira, tendo sida declarada patrimônio da humanidade, e tombada pela UNESCO.




Em setembro de 1980, Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e, nos anos seguintes, foram criadas no entorno do perímetro tombado três unidades estaduais de conservação: o Parque Estadual de Itacolomi, a Estação Ecológica do Tripuí e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Cachoeira das Andorinhas.











A impressão que nos dá chegando na cidade é que ela só pode ser visitada por pessoas bem dispostas à enfrentar ladeiras íngremes e longas. Mas com a curiosidade de sempre ver mais um pouquinho da cidade os visitantes acabam subindo mais uma ou duas.









Com arquitetura colonial, suas construções, casarios e igrejas ao longo das ladeiras de pedra compõe um estilo muito rico e marcante.








A cidade se encontra incrustada entre montanhas, oferecendo um cenário ao mesmo tempo belo e misterioso, e nos apresentando como uma cidade que mistura passado e presente, com seus casarões em estilo barroco e construídos com pedras enormes, que também caracterizam suas ruas.














Não sou mineira, sou paulista, mas meu coração também pertence a esse estado querido e amado, o Brasil está no meu coração, e cada estado tem a sua riqueza e a graça deste país continente, com muitas estradas reais, e histórias de vida.






























Seus monumentos e obras de arte denotam uma arte própria, com grande riqueza de detalhes, refletindo a existência de artesãos e artistas que criaram alguns dos principais monumentos da arte barroca brasileira em seu estilo mineiro. Permanecem vivas como exemplo desse período de grande inspiração criadora as pinturas de Manoel da Costa Athaíde e as esculturas do genial Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.















 A cidade possui 13 grandes igrejas, vários monumentos e prédios públicos. Entre as principais igrejas, destacam-se as matrizes de São Francisco de Assis, N. Sra. do Carmo, de N. Sra. do Rosário, N. Sra. do Pilar e N. Sra. da Conceição de Antônio Dias. Outros roteiros importantes: Casa dos Contos, Museu da Inconfidência, Museu de Mineralogia e Museu do Oratório.












Que todos nós possamos caminhar nas ladeiras das nossas vidas com amor, fé e gratidão, e com o coração cheio da compreensão de que cada um de nós pode deixar uma marca pequena ou grande, boa ou ruim na vida de sua família, na vida de um povo, e de uma nação!

Pensemos nisso!
Beijão pra vocês e que vocês possam curtir o post viajando nesse cenário lindo!


Beatriz Oberg.


Fonte: http://www.agenciafoto.com.br; http://www.revistaau.com.br; http://www.ouropreto.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover