janeiro 22, 2016

Jardim De Ervas E Feng Shui!


Bom dia queridas pessoas!
Hoje eu vou compartilhar aqui com vocês uma matéria super legal sobre a gente ter ervas no jardim, e mesmo que você more em apartamentos, e não possa ter um jardim de ervas, é bom saber o quanto elas são poderosas, pois afinal os estudos comprovam os benefícios de cada planta, e eu tenho certeza que elas são um presente de Deus para todos nós.

Eu entrego a vós todas as ervas que produzam sementes e estão sobre a terra. E todas as árvores em que há frutos e que dão sementes: tudo isso será para vocês. (Gênesis 1:29)

A matéria fala da presença das ervas no jardim de acordo com a técnica do feng shui, e é baseada nos estudos do fitoterapeuta e consultor de feng shui Máximo Guirello

A presença das plantas na casa tem o poder de filtrar as energias e potencializar boas vibrações.
As ervas medicinais atuam sobre os órgãos e ajudam a reforçar a vitalidade dos moradores.

Para fazer um jardim de acordo com a técnica do feng shui, é preciso primeiro definir qual direção está precisando ser ativada e localizar os pontos cardeais. Com a mão direita voltada para o sol nascente e a esquerda para o sol poente, a frente do corpo fica o norte e atrás, nas costas fica o sul. Assim localizamos as oito direções correspondentes às oito áreas de interesse da vida: norte: Trabalho; nordeste: Espiritualidade; leste: Família e Saúde; sudeste: Prosperidade; sul: Sucesso; sudoeste: Relacionamentos; oeste: Criatividade; e noroeste: Amigos.



♥Área do Trabalho: usamos a cavalinha, salsa, babosa e capuchinha que fortalecem a área que diz respeito ao bom fluxo da rotina e da carreira. A direção norte é associada ao elemento água e aos órgãos que controlam os líquidos no organismo, isto é, rins e bexiga. Em desequilíbrio, podem afetar as emoções, causando medo e indecisão.


Cavalinha - Equisetum arvense

Salsa - Petroselinum crispum


Babosa - Aloe vera
Capuchinha - Tropaeolum majus L.


♥ Área da Família e Saúde: Dente-de-leão, boldo, carqueja e Artemísia entram na área da família, que trata da união familiar e da saúde dos moradores. A direção é leste e o elemento madeira, relacionado ao fígado, que tem forte influência nos estados emocionais. Quando em desequilíbrio, provoca mau humor, irritação e raiva constantes.


Dente de leão - Taraxacum officinale L.


Boldo - Plectranthus barbatus



Carqueja - Baccharis trimera



Artemísia - Artemisia vulgaris L.


♥ Área da Espiritualidade: Erva doce, camomila, melissa e coentro devem ser cultivados nessa área, que favorece o autoconhecimento e as descobertas espirituais. Associado à direção nordeste, é regido pelo elemento terra, que atua sobre o estômago, baço e pâncreas, que em desequilíbrio podem causar preocupação excessiva e idéias fixas.


Camomila - Matricaria chamomilla L.


Erva doce - Foeniculum vulgare
Coentro - Coriandrum sativum L


Melissa - Melissa officinallis


♥ Área da Prosperidade: Para ativar o guá da abundância material e espiritual, cultive várias espécies de manjericão na direção sudeste. Essa planta simboliza a fartura, pois cresce rápida e ereta. O elemento madeira rege essa área e o fígado, do qual dependem nossa disposição e nosso bom humor.


Manjericão - Ocimum basilicum


♥ Área do Sucesso: Sálvia, passiflora, hamamélis e malva são as ervas relacionadas a essa área e à direção sul. Essas plantas equilibram o excesso de pensamentos e depressão, comportamentos relacionados ao elemento fogo. A área do sucesso, que diz respeito a todas as nossas realizações, está ligada ao coração e ao intestino delgado, e essas ervas ajudam a manter a circulação e a digestão bem equilibradas.


Sálvia - Salvia officinalis


Flor do Maracujá - Passiflora incarnata L.


Hamamélis - Hamamelis virginiana L.


Malva - Malva parviflora L.


♥ Área dos Relacionamentos: Capim limão, louro, erva doce e lavanda são as ervas mais adequadas à direção sudoeste e à área que trata das relações afetivas. Os órgãos correspondentes são estômago e pâncreas, associados ao elemento terra e ao excesso de preocupações. Evite deixar nessa direção plantas com espinhos, pontas ou com acúmulo de folhas secas.



Capim limão - Cymbopogon citratus


Louro - Laurus nobilis


Erva Doce - Pimpinella anisum
Lavanda - Lavandula sp.



♥ Área da Criatividade: Alecrim, manjericão, guaco, hortelã e menta correspondem à direção oeste. O elemento metal, que está ligado a essa área da fertilidade física e mental, é associado ao pulmão e ao intestino grosso. As ervas indicadas atuam contra a tristeza, gripes e problemas respiratórios, além de aliviar cólicas e má digestão. E também abrem caminhos para as mudanças.


Alecrim - Rosmarinus officinalis
Manjericão - Ocimum basilicum


Guaco - Mikania glomerata


Hortelã - Mentha sp


♥ Área dos amigos: Orégano, manjerona, tomilho e segurelha são as ervas da direção noroeste, que ativam o bom relacionamento com amigos, auxiliares e também viagens. Regida pelo elemento metal, essa área atua nos problemas do pulmão e alivia a mágoa e a depressão. A segurelha é indicada para bronquite e problemas respiratórios. Tomilho para gripes, tosses e resfriados, e orégano para má digestão e falta de apetite.


Manjerona - Origanum majorana L.
Tomilho - Thymus vulgaris
Orégano - Origanum vulgar
Segurelha - Satureja hortensis


Como fazer seu canteiro:


A direção leste é a mais indicada para ter um jardim com ervas , pois está associada à boa saúde.

Você pode plantar ervas numa caixa de madeira ou num canteiro.

Prepare uma mistura de terra, areia, húmus e esterco na proporção de 1 Kg para cada um.

Cubra o fundo com pedras, coloque a mistura de terra e plante as mudas. Espere 3 meses para fazer a primeira colheita, cortando os ramos com uma tesoura. Não tire mais de 1/3 da planta.

Se tiver uma área fora de casa, verifique primeiro a localização dos pontos cardeais no terreno e depois distribua as plantas de acordo com a área a ser trabalhada pelo feng shui.

Cuidar de um jardim medicinal e aromático é muito gostoso, bonito e prazeroso, pois estamos em contato com plantas que possuem uma energia vibracional muito positiva, apesar de que todas as plantas possuem essa energia boa. No entanto, no caso, estamos concentrando e dispondo essas plantas numa forma mais harmonizada e preparada para otimizar essa captação de energia.

Depois de prepararmos o nosso jardim vamos cuidar de nossas plantinhas, para posteriormente fazermos nossos chás e banhos energéticos.

Lembrando que tudo no Universo é pura energia, portanto vamos nos beneficiar com mais esse recurso da Mãe Natureza.



Desejo um final de semana muito bom e gostoso para todos vocês!
E deixo uma música linda pra relaxar, pra descansar, uma música maravilhosa de Secret Garden, que nos ajuda a nos conectarmos com as coisas mais lindas que existem no mundo, como a mãe natureza e o amor de Deus por todos nós!

Um grande beijo,

Beatriz Oberg.





2 comentários:

  1. Pode ser feito pelo Feng shui chapeu preto.Usando o bagua em vez dos pontos cardeais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Sim, pode ser usado também. Mas, de preferência, quando fazemos um jardim de ervas do lado de fora da casa, eu acho melhor usar os pontos cardeais. Dentro de um apartamento, ou casa, geralmente a gente usa o baguá, mas o problema maior são as ervas, que praticamente todas elas gostam de sol. Você pode usar o baguá no espaço externo.
      Abraço,

      Beatriz.

      Excluir

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...