outubro 27, 2015

Família Carra!

Bom dia amigos!
Tudo bem com vocês?
Hoje estou falando aqui sobre um lugar muito agradável que conheci esse final de semana, e que tem um dos vinhos artesanais mais gostosos que eu já tomei.
Fomos ao Sítio Bom Retiro, que fica na zona rural da cidade de Serra Negra, estado de São Paulo.
Uma moça muito simpática e bonita veio nos atender, e falar um pouco sobre a quinta geração da Família Carra, uma família italiana que veio para o Brasil no início da grande imigração italiana, no século XIX, e também sobre o trabalho deles na Adega.

"As histórias de todas as bebidas feitas nas terras da Família Carra são realmente contadas com muito amor e fidelidade preservadoras da verdade."















A cachaça está intimamente ligada a História do Brasil.
D. João III, rei de Portugal, ordenou em 1537 ao seu amigo Martim Afonso de Souza que se apropriasse da Capitania de São Vicente para iniciar a colonização do Brasil. Os navios trouxeram pessoas, ferramentas, maquinários, produtos agrícolas etc. E nessa Capitania construiu-se oficialmente o primeiro alambique do Brasil, hoje administrado pela USP (Universidade de São Paulo), com a cana de açúcar vinda da Ilha de Açores e adaptada muito bem em nosso país.




No século XIX o Brasil inteiro produzia a cachaça, e para agradar Dom Pedro II, o imperador do Brasil, que ficou por 45 anos dirigindo o nosso destino, estudiosos das ciências naturais, muitos químicos se esmeraram nas experiências etílicas e produziram uma bebida diferenciada já na fermentação e destilação.

Criaram a Cachaça Azul, como o sangue real do monarca.
Sabe-se que ele se encantou com a alquimia e prestigiou os homens que a desenvolveram. Ela só não foi divulgada pela única razão de se pretender conservar sua discrição e o caráter eminentemente ligado só à nobreza.

Hoje a cachaça azul é resultante da colheita de uma cana de açúcar rica em sacarose, delgada e enxuta, que cresceu vigiada nas terras rochosas da Serra da Mantiqueira e sob as bênçãos de Minas Gerais.







"Quem se der à sorte de abri-la vai ouvir o Gênio agradecer pela liberdade e, por recompensa, receberá três mimos:

- Será feliz,
-Viverá feliz e
- Se encantará com a poesia escrita pelas estrelas do céu!"


Antoninho Rapassi, 13 de Maio de 2012
Provedor do Beco dos Barris e Palestrante sobre a História da Cachaça.




"O sobrenome Carra está classificado como de origem profissional e deriva do latim (carrarius) (Condutor de carros).
Uma das primeiras menções ao sobrenome Carra consta da documentação dos irmãos Antonio Bartolomeu e Giovani Maria Carra, que em dezembro de 1648 obtiveram cidadania de Parma, tornando-se uma das famílias mais influentes da cidade.





Em 1695 o duque Francesco Farnese confirmou sua nobreza.
A Família Carra teve muitos artistas entre seus membros nos séculos seguintes, como escultores, pintores e arquitetos.





Vindo com imigração italiana, Domenico Carra instalou-se em Monte Alegre do Sul - SP, Amparo - SP e finalmente em Serra Negra - SP.
Todos os produtos são feitos artesanalmente na propriedade e com a tradição desta família na elaboração dos vinhos e mais finos destilados da cana de açúcar.






























Assim como o vinho tinto, o suco de uva integral e natural possui resveratrol, uma substância encontrada principalmente na casca e nas sementes da uva, e produz diversos benefícios à saúde.

Essa substância é um antibiótico natural, produzido pela videira para proteger os cachos de uva.
Possui diversas aplicações medicinais, como o combate aos radicais livres e a hipertensão.
Reduz níveis de colesterol em idosos e crianças. E o consumo contínuo do suco de uva tem efeito antiplaquetário, inibindo a formação de trombos, que obstruem as artérias, previne a arteriosclerose e as doenças cardiovasculares.

Suco maravilhoso!

























A Adega encontra-se instalada em construções rústicas, preservadas, datadas do início da grande imigração italiana.


A Família Carra desenvolveu técnicas para elaboração de seus vinhos de geração em geração na Itália e trouxeram aqui para o Brasil essa delícia dos deuses, e os vinhos artesanais são produzidos com as melhores uvas vindas do Rio Grande do Sul.





































Ah amigos, que lugar delicioso!
Ouvir todos os membros da família explicando sobre os benefícios do vinho, do suco de uva feitos artesanalmente, sem conservantes é muito bom.

Quem puder ir conhecer vai realmente se encantar com o lugar, com a família e com tudo que é produzido com muito amor e carinho no Sítio Bom Retiro.
Um passeio que valeu muito!
Deixo aqui o endereço deles e a página do facebook: https://www.facebook.com/Familia-Carra-586546254699351/ para vocês também curtirem.
E abaixo tem um vídeo com o Sr. Clóvis falando um pouco de tudo isso!

Um grande beijo pra todos vocês e para essa família linda!

Beatriz Oberg.






"Se ao chegarmos no céu, não formos recebidos com uma taça de bom vinho ou de outros fermentados ou destilados iguais aos que se bebem na Adega da Família Carra...valerá a pena entrar no céu?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...