outubro 19, 2015

Corôa Do Advento!

Oi pessoas queridas, bom dia!
Tudo bem?
Como foram de final de semana?

Esse ano está passando tão rápido não é mesmo? Já estamos quase no Natal daqui a pouco.
É tempo de começarmos os preparativos com antecedência.

Se você tem tempo de criar algo bonito pode já ir preparando a sua Corôa do Advento, um grande simbolismo de sua fé cristã.
E até mesmo presentear as pessoas queridas!

Nos preparativos para o Natal é uma época que toda família deveria rever mais ainda alguns conceitos da vida, e ao acendermos as velas da corôa até as crianças se envolvem, e a gente cria uma oportunidade a mais de passar à elas um pouco sobre a importância e a necessidade da fé.

Na Dinamarca todas as casas acendem suas velas, e lá você encontra uma mais linda que a outra, deixando o Natal ainda mais belo,  as árvores de Natal são iluminadas com outras pequenas velas, e na casa inteira colocam-se velinhas para iluminar.

E assim tem que ser a nossa vida, pura luz!



A coroa de advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela 4 velas são afixadas. Ela simboliza a preparação das pessoas para receber o Natal.
A palavra “advento” quer dizer “que está para vir”.

Uma tradição que em nasceu em Hamburgo, na Alemanha, há mais de cem anos. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, galhos de pinheiros formando um círculo, no qual são colocadas 4 velas grandes representando as 4 semanas do Advento. A coroa pode ser, colocada ao lado do Presépio ou em qualquer outro lugar visível.
A forma da corôa é circular porque o círculo não tem princípio, nem fim. e assim representa Jesus Cristo, que é tudo, Senhor do tempo, da História e da Eternidade.
A corôa é um símbolo dessa fé, do amor de Deus que é eterno, e do nosso amor a Ele e ao próximo, que também não deve terminar. E dessa maneira demonstra também uma Aliança entre Deus e os Homens.
Desde a Antigüidade, a coroa é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória. Os romanos e gregos em suas grandes conquistas recebiam corôas de louro.

Significado dos Ramos Verdes:

Os ramos que enfeitam o círculo costumam ser de pinus ou de ciprestes, pois não perdem as folhas no inverno, símbolo de persistência e de imortalidade, de vitória sobre a morte. Sua cor é verde, cor da esperança e da vida, Deus quer que esperemos a Sua graça, o Seu perdão misericordioso e a glória da Vida Eterna  O ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter a fé e a esperança apesar das tribulações da vida.





Significado da fita vermelha e dos tons dourados:






A fita e o laço vermelho que envolvem a Coroa simbolizam o Amor de Jesus Cristo, que Se torna Homem, é também simbolo da Sua vitória sobre a morte através de Sua entrega por amor.
Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.


Significado das Bolas:




As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.


Significado das 4 Velas:




As quatro velas da Coroa indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da história da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais irradiando a luz da salvação ao mundo inteiro, a Cruz de Cristo, o Sol da Salvação que ilumina o mundo envolto em trevas. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho, isto nos recorda a experiência da escuridão do pecado. O ato de acender gradativamente, uma a uma as velas no decorrer das semanas do Advento, significa a progressiva vitória da Luz sobre as trevas, que vai acontecendo com a aproximação do Nascimento de Jesus, Luz do mundo, Aquele que dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.
Significado das cores das velas do Advento:




A cor das velas originariamente, seguem a cor das vestes litúrgicas do Sacerdote, sendo assim: três velas de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento: roxa, roxa, rosa, roxa. A cor roxa é usada no primeiro, segundo e quarto domingos do Advento simbolizando a conversão e penitência e a cor rosa no terceiro domingo simbolizando a alegria em meio à expectativa da chegada de Jesus.

Mas podem ser adotadas também as velas com as seguintes cores: Roxa, vermelha, rosa e verde ou ainda: roxa escura, roxa clara, rosa e branca.



 Diferentes tradições sobre os significados das velas.

A mais usada:

A primeira vela é do profeta;

A segunda vela é de Belém;

A terceira vela é dos pastores;

A quarta vela é dos Anjos.





Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo.


A primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornaram seres viventes em Deus;

A segunda é a vela da fé de Abraão e de outros patriarcas a quem foi anunciada a Terra Prometida;

A terceira é a vela da alegria, lembra à alegria de Davi, que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna, pela sua descendência;

A quarta é a vela do ensinamento, recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.



Ainda nesta outra perspectiva abaixo: 

Podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando Sua visita ou vinda definitiva no Seu Filho Encarnado, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

O tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;

O tempo dos patriarcas;

O tempo dos reis;

O tempo dos profetas.

♥♥♥
































Queridos amigos!
Você que tem a fé cristã prepare a sua corôa, e use esse simbolismo como forma de preparação e meditação na sua fé, porque Natal é o Ano inteiro pra quem pratica de verdade os ensinamentos de Cristo, e essa é a verdadeira felicidade Dele.

Costuma-se acender as velas da Corôa da seguinte forma:
Liturgicamente, o tempo do Advento corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente.







O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança, esperança na renovação de todas as coisas...!!!



Fonte: http://fatimasantoandre.com.br; http://www.isabellas.dk/goer-det-selv?type[article]=article&page=1;  http://criartes.webnode.com.br/products/a-coroa-do-advento-simbolos-e-significados/; http://www.paginaoriente.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoas queridas do blog!
É muito gostoso ver o comentário de vocês, fico feliz com todas as ideias, opiniões e sugestões.
Muito obrigada, todos são muito bem vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...